quinta-feira, 22 de março de 2012

O que é Doula?

O que significa "doula" ?
A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto .

Antigamente o parto era feito por mulheres que já tinham passado por essa experiência, suas tias, sua mãe, ou mesmo vizinhas. Esse acompanhamento era realizado até depois do parto, auxiliando na casa da mulher parida, nos afazeres doméstico, cozinhando ou mesmo cuidando dos outros filhos da mãe.
Conforme o tempo passou e o parto foi passando para a esfera médica. Nos hospitais e maternidades, a assistência passou para as mãos de uma equipe especializada: o médico obstetra, a enfermeira obstétrica, a auxiliar de enfermagem, o pediatra. Cada um com sua função bastante definida no cenário do parto.
O médico que cuida dos aspectos técnicos do parto, as enfermeiras cuidam de todas as mães do hospital, revezando a atenção com várias mães, as auxiliares das enfermeiras que cuidam para nada falte. O pediatra que cuida do bebê. 
E a mãe?
Quem cuida do bem estar físico e emocional da mãe?

Logo após o parto, hormônios a mil, visitas e a adaptação com o bebê que até então era um serzinho desconhecido. Essas horas logo após o parto é fundamental que tenhamos assistência especial.
Ainda bem que podemos contar com as doulas:
Antes do parto ela orienta o casal sobre o parto e pós parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar para essa hora especial.
A doula não substitui o pai ou acompanhante no parto, durante o parto ela explica os procedimentos e atenua a eventual frieza da equipe técnica com seus termos médicos e procedimentos hospitalares.Ajuda a parturiente a encontrar melhores posições para o trabalho de parto, auxilia com a respiração e propõe medidas naturais para aliviar as dores, como banhos, massagens e relaxamento.
Após o parto ela visita a nova família e oferece apoio quanto a amamentação, cuidados do bebê e da mãe.
Conforme as pesquisas no exterior a atuação da doula no parto pode:
* diminuir em 50% as cesáreas;
* diminuir 20% a duração do trabalho de parto;
* diminuir em 60% os pedidos de anestesia;
* diminuir em 40% o uso de oxitocina;
* diminuir em 40% o uso de fórceps.

Por acreditarmos que essas pesquisas confirmem os dados aqui no Brasil, e com o objetivo de informarmos os leitores do blog, nós teremos uma doula aqui no site!
Ana Luisa é mãe, doula e nutricionista. Ela estará aqui para esclarecer dúvidas sobre gestação e parto. Quem tiver alguma dúvida ou sugestão de tema é só deixar aqui no site, ou mandar email para angi_simon@hotmail.com



0 comentários:

Postar um comentário